RESFRIAMENTO CAPILAR

Sistema Paxman

O que é?

O resfriamento do couro cabeludo é um tratamento simples que pode prevenir a queda de cabelo causada por certas quimioterapias.

O resfriamento do couro cabeludo é uma maneira efetiva de combater a queda de cabelo induzida pela quimioterapia e pode preservar total ou parcialmente o cabelo. Para os pacientes, isso significa estar no controle da situação, manter a sua privacidade e encorajá-lo positivamente durante o tratamento.

Sistema Paxman

Para quem?

O resfriamento do couro cabeludo pode ser usado durante o tratamento de todos os tumores sólidos onde são usadas quimioterapias que causam queda de cabelo.

O resfriamento do couro cabeludo é contraindicado nas seguintes condições:

Cânceres hematológicos (leucemia, não Hodking e outros linfomas generalizados)
Alergia ao frio
Aglutinina ao frio
Metástase manifestada no couro cabeludo
Ablação da medula óssea por quimioterapia
Radioterapia no crânio

Sistema Paxman

Por que funciona?

O Sistema de Resfriamento do Couro Cabeludo Orbis Scalp Cooler tem se mostrado muito eficaz na prevenção da queda do cabelo em diferentes protocolos.

A quimioterapia afeta as células de rápida divisão, atingindo também o folículo capilar, que está em divisão celular ativa em 90% do tempo. A queda ocorre devido à atrofia parcial ou total da raiz do bulbo, causando sua constrição do fio de cabelo, que então quebra facilmente. A divisão celular é regulada pelo metabolismo, processo este desacelerado pelo resfriamento. Também, a diminuição da atividade metabólica das células do folículo capilar pode causar a redução geral da citotoxicidade da droga quimioterápica localizada no couro cabeludo.

O resfriamento do couro cabeludo causa a vasoconstrição, que mostrou redução de 20-40% do fluxo sanguíneo normal no couro cabeludo, resultando menor quantidade de droga sendo entregue ao folículo capilar. A taxa de difusão da droga através da membrana plasmática é reduzida, portanto, menores doses efetivas de droga podem entrar nas células. Isso também sugere que a atividade bioquímica reduzida pelo resfriamento deixa o folículo capilar menos vulnerável ao dano do fármaco quimioterápico.

Gregory et al² descobriu que a prevenção da alopecia ocorre quando a temperatura do couro cabeludo está abaixo de 22ºC e Bulow et al³ demonstrou que a temperatura subcutânea abaixo de 22°C corresponde a temperatura epicutânea de 19°C. Os resultados destes testes indicam que o equipamento utilizado no estudo reduziu a temperatura do couro cabeludo à um nível ideal e constante para a prevenção da alopecia.

A taxa de sucesso é determinada por quão bem a temperatura do couro cabeludo é reduzida e mantida durante o tratamento. A touca da Paxman foi especialmente desenvolvida a partir de silicone leve para ajudar a alcançar isso, e o equipamento foi cientificamente testado para provar sua eficácia.

Referências:
Publicação da Paxman: Chemotherapy Induced Hair Loss.
Gregory RP, Cooke T, Middleton J, Buchanan RB, Williams CJ (1982) Prevention of doxorubicin-induced alopecia by scalp hypothermia; relation to degree of cooling. British Medical Journal 284, 1674.
Bulow J, Friberg L, Gaardsting O, Hansen M. Frontal subcutaneous blood flow, and epi and subcutaneous temperatures during scalp cooling in normal man. Scand J Clin Lam Invest 1985, 45, 505-508.